Eduardo Freitas, o vencedor do Concurso da Residência Artística Tradição >< Contemporâneo, vai desenvolver na Oficinas do Convento, de 17 de Setembro a 17 de Outubro, o seu projeto denominado de “Anatomia Regional”, onde abordará dois conceitos principais: “o corpo e a Tradição do Alentejo”. Para investigar o tema corporal vai materializar imagens da anatomia humana, como os órgãos, ossos e sons do organismo. Já os aspectos do Alentejo serão representados pelos seus elementos culturais, materiais e valores históricos, como o pão, o cante alentejano e as relações sociais concernentes a essa região.
Para a realização dos trabalhos, o artista vai utilizar fundamentalmente a técnica de cerâmica e dispositivos sonoros. Dessa maneira, os objetos executados apresentarão diferentes linguagens artística – escultura, objeto, instalação sonora, entre outras –, resultando numa produção híbrida, que aproxima recursos atuais e técnicas tradicionais, ou seja, a cerâmica e medias digitais. Sendo assim, tenciona-se uma reflexão crítica sobre os sistemas do corpo humano diante do sistema sociocultural do alentejano.
Biografia do Artista:
Eduardo Freitas nasceu a 2 de Maio de 1990, em Ponta Grossa, Brasil. Em 2017 decidiu vir para Portugal na expectativa de encontrar novos estímulos e impulso criativo para a sua produção artística. Reside em Évora desde então.
Quanto à sua formação, e, 2014 especializou-se em Poéticas Visuais pelo programa de pós-graduação da Escola de
Música e Belas Artes do Paraná – UNESPAR / Brasil; Em 2012 licenciou-se em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná -UNESPAR / Brasil; e em 2017 realizou o Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais – Universidade de Évora / Portugal.
- Cerâmica
- ·
- Residências