Estaleiro Aberto
Arquitetura Regenerativa em Comunidade Locais

Workshop em formato de Estaleiro Aberto enquadrado no projeto da Estação Cooperativa de Casa Branca com o intuito de contribuir para a regeneração integrada da aldeia.
É focado na produção de gabaritos e seriação de componentes, introdução aos princípios de estabilidade e comportamento da madeira, à modelação das peças em madeira, furação e aparafusamento, bem como formação para utilização das ferramentas básicas necessárias ao desenvolvimento de qualquer projecto em madeira: lápis de carpinteiro, metro e esquadro (medição e marcação), serra de esquadria, serra de mesa, serra de mergulho, tico-tico.

Formador: Miguel Magalhães
Mestre em Arquitectura e urbanismo pelo ISCTE (2008). Dedica-se à fusão entre arquitetura, construção, design, arte, produção cultural e pedagogia, para fomentar encontros improváveis, fazer uso espontâneo e gerar formas variadas de inclusão e capacitação de todos, na transformação do habitat. Na maioria dos projectos em que colabora, há um questionar e re-equacionar dos papéis do arquitecto, do constructor, do utilizador e do cidadão comum. Desde 2013 realiza projectos artísticos de activação de espaço, numa aproximação colectiva ao desenho, à construção e ao entendimento dos processos, tanto em Portugal, como na Europa.

Parceria: Cooperativa Estação Casa Branca
Apoio: Equipa Knu.ko


Inserida no projeto Estaleiro Aberto, a edição de 2023 realizou-se sob o mote Arquitetura Regenerativa em Comunidades Locais, integrada no projeto da Estação Cooperativa de Casa Branca e orientada para a regeneração da aldeia.

  • Projetos

13 a 15 OUT

OFICINAS DO CONVENTO

Público-Alvo:
Cooperantes, vizinhos, amigos, interessados e curiosos

Formador:
Miguel Magalhães

Local:
Casa Branca, Escoural | Montemor-o-Novo