Apresentação
e objetivos

A Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação (OC) foi fundada em 1996 e tem sede no Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo. Tem mais dois espaços na cidade: os antigos Lavadouros — Centro de Investigação Cerâmica – e o Telheiro da Encosta do Castelo, que compõem as Oficinas da Cerâmica e da Terra. É Centro UNESCO desde 2010. A atividade dos seus criadores contribuiu para que a cultura se definisse como um eixo de desenvolvimento da cidade, estruturando-se como resposta às necessidades dos seus artistas e investigadores, mas também no repensar as condicionantes do lugar, para os converter em mais-valias culturais para os habitantes e visitantes.

Tem como objetivos trabalhar continuamente na Divulgação, Promoção, Produção e Formação no domínio das tecnologias ligadas às Artes – Experimentação, Saber-Fazer (artesanal e inovação) e Recuperação do Património Cultural e Arquitetónico. Com forte cariz multidisciplinar, trabalha nos domínios das Artes Visuais, Cerâmica, Arquitetura, Artes Gráficas, Fabricação Digital, Música,  Sonoescultura e Engenharia, entre outras possíveis, consolidando parcerias e redes locais, nacionais e internacionais, que fomentam e estimulam as capacidades coletivas na definição e gestão de estratégias, de forma a proporcionar a autonomia e consequente melhoria dos padrões materiais, sociais e ambientais de sustentabilidade e relação com a paisagem e comunidade.

Missão e
Valores

RECUPERAÇÃO

do património arquitectónico em espaços culturais com impacto e utilização pela comunidade local e visitante.

PRESERVAÇÃO

e partilha das tradições e conhecimento vernaculares e sua atualização e experimentação em soluções contemporâneas

FOMENTAR

a pesquisa, educação, experimentação e produção artística e cultural;

COOPERAÇÃO

com entidades públicas e privadas para a promoção do desenvolvimento cultural e (i)material da comunidade.

PARTILHA

das tradições e conhecimento vernaculares e sua atualização e experimentação em soluções contemporâneasPromoção e aplicação dos valores de sustentabilidade, comunalidade, tolerância e inclusão através das suas atividades