unidigrazz

O colectivo Unidigrazz surgiu em 2018, cujos membros incluem, Tristany, Onun Trigueiros, Diogo “Gazella” Carvalho, Sepher AWK e Rappepa BeDju Tempu. Criado na Linha de Sintra. No último par de anos, uma série de artistas multidisciplinares da zona de Mem Martins – fotógrafos, ilustradores, realizadores, grafíti writers – deram o mote a um coletivo cultural urbano que promove práticas artísticas de artistas emergentes do concelho de Sintra, possibilitando a criação de um movimento identitário e representativo, fomentando a mudança social: na formação cultural e social, na promoção de eventos culturais, de intercâmbios nacionais e internacionais para projeção da cultura urbana emergente.

Um tanto mais interessante nesta emergência é o facto deste coletivo de artistas independentes, munidos de identidades e visões bem vincadas, terem construído uma sólida comunidade entre si, percebendo à partida que as probabilidades jogam a favor no momento em que silenciam o ego, colaboram activamente e apostam no sucesso de todos os envolvidos. Informados por vivências em grupo na Linha de Sintra, a arte exposta pelo coletivo lança um olhar sobre a malha social que habita às margens de Lisboa, em cidades periféricas onde as desigualdades são prevalecentes a cada esquina. Unidigrazz é uma consequência, uma continuação de algo [que já existe]; do trabalho dos rappers street, writers, poetas, de todas as mães. A arte realizada pelo coletivo relata uma época que já se viveu ou se está a viver, pela maneira de ver e criar de quem vive dentro dessa realidade. É mais do que o mundo artístico. É o que veem e vivem.

– Solo Shows
2023 – Exposição individual – “Distante” na Underdogs Gallery

– Group Shows
2021 – Exposição coletiva “Linha Imaginária” – MU.SA – Museu das Artes de Sintra
2022 – Exposição coletiva “Interferências” – MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – Lisboa
2024 – Exposição coletiva ““Vamos para a mesa!” – Sala da Cidade – Coimbra

– Instalações / Arte Pública / Festivais
2019 – Instalação – Festival IMINENTE – Lisboa
2022 – Instalação – Festival IMINENTE – Lisboa
2022 – Instalação – Festival IMINENTE – Marselha
2022 – Instalação coletiva ” 48 artistas, 48 anos de liberdade” –  MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
2023 – Instalação – MEO Kalorama – Lisboa
2023 – Instalação – Festival IMINENTE – Lisboa
2024 – Instalação digital –  Festival IMINENTE – Lisboa

“O coletivo Unidigrazz mostra, numa exposição que é inaugurada hoje, em Lisboa, que a distância que separa Algueirão-Mem Martins, na linha de Sintra, do centro de Lisboa é muito mais do que a meia hora da viagem de comboio.Em “Distante”, que estará patente na galeria Underdogs, o coletivo quer pôr as pessoas a refletir sobre uma distância que pode ser medida em minutos — os 33 que o comboio demora a fazer a ligação entre a estação de Algueirão-Mem Martins, de onde o coletivo é originário, e a do Rossio, na Baixa de Lisboa -, mas que “representa muito mais do que isso”.

RTP Notícias

Conhece mais sobre o trabalho em:

  • Residências

16 a 19 dez 2024

OFICINAS DO CONVENTO