
BREVE MENTE APRESENTA //
Olá/Adeus, parte de uma memória pessoal de Maria José José Maria, inspirada em João Manuel Serra, mais conhecido como “Senhor do Adeus”, um habitante de Lisboa, sempre elegante e sorridente, que durante anos, passou tardes e noites na zona do Saldanha – normalmente na rotunda que já não existe – a acenar aos automobilistas que passavam.
É a partir do gesto de acenar que MJJM explora a passagem do tempo, o encontro fugaz entre desconhecidos e a dualidade do movimento – o mesmo gesto que tanto pode significar uma chegada como uma despedida. A obra apresenta uma sequência repetida de três fotografias, refletindo sobre o tempo e a efemeridade dos encontros – seja o do passageiro que pára no sinal, seja o de todos nós, que nos cruzamos por instantes antes de seguirmos caminho.
Biografia
Maria José José Maria, surge da necessidade de desvinculação das perspectivas convencionais, ambicionando a liberdade necessária para experimentar e crescer artisticamente, sem as limitações e as restrições de expectativa, gênero, religião e política. Permitindo assim a prática de uma constante busca por renovação e exploração de novos meios e ideias, livre de um confinamento a uma identidade fixa.
O seu processo é intuitivo e orgânico, onde cada trabalho cresce e evolui através de uma série de decisões e acidentes. Trabalhando frequentemente com um sentido lúdico e curioso, procurando ultrapassar os limites do que é possível com os materiais disponíveis, sempre com uma abordagem experimental tentando levar o material aos extremos, seja na sua expressão máxima ou mínima, num jogo de amplificação ou redução.
- BREVE MENTE