Caldeirão – Gestos Transviados
Esquadrão Camarão

Primeiros gestos e desvios perante os materiais produzidos para a realização em curso do filme CALDEIRÃO.

Ao Caldeirão, a cratera vulcânica da Ilha do Corvo, chegam todos os anos centenas de pássaros perdidos em sua migração anual, arrastados pelas tempestades de outono. A maioria ali morre, sem conseguir retomar a migração. Mas o Caldeirão é também considerado um dos melhores locais para gravar sons de aves. O filme parte da história de destruição ambiental da ilha, e da relação económica de séculos entre os seus habitantes e aves que forneceram penas, gordura e carne para o comércio transatlântico, para uma deriva sobre formas de escuta e observação do território.

Projecto com o apoio financeiro de: ANFAA, Amidex / IDEAS, CNRS, amU, Fundação Gulbenkian, Direcção Regional de Cultura Açores, Câmara Municipal do Corvo, Festival Walk&Talk, Centro de Ciência Viva.


BIOGRAFIA
Esquadrão Camarão é um colectivo constituído por Daniela Rodrigues, Lana Almeida e Luisa Homem que actuam nas áreas da antropologia, do cinema, das artes visuais e noutros espetáculos de variedades.


  • Cidade Pre0cupada
  • ·
  • Eventos

17 a 28 jun 2026

Galeria Municipal

inauguração
dia 17 ÀS 18H00

Horário de visita
Seg à sex – 9h/12h30 e das 14h – 18h
sáb – 14h – 18h

Gratuito