Escuta e Composição Sonora de Campo no Ciborro

ECSC 201513,14 e 15 de Abril
Ciborro
11:00 – 12:30
Participação livre!

Enquadrado no PROJECTO M da Oficinas do Convento, ao abrigo do financiamento da Secretaria de Estado da Cultura – Direção Geral das Artes e Município de Montemor-o-Novo, a Oficina de Escuta e Composição Sonora de Campo / Exploradores Sonoros é um projeto educativo e artístico que tem como tema principal a escuta e a composição sonora.

Esta oficina está programada para o quadriénio 2013/2016, em Montemor-o-Novo, e desenrola-se em parceria com outros espaços da cidade: em 2013 decorreu na Oficina da Criança e no Centro Juvenil; em 2014 decorreu na Oficina da Criança e nas freguesias rurais de S. Cristovão e Cabrela, aproveitando aí um espaço de características mais naturais, dirigida a toda a população. Em 2015, a oficina irá estender-se igualmente a algumas freguesias do concelho de Montemor-o-Novo.

A proposta artística deste projeto foi gerada a partir da necessidade dos seus criadores de criar novas estéticas sonoras e novas formas de explorar e perspectivar o som. Estas oficinas desenvolvem-se nas componentes teórica e prática, sensibilizando os participantes para a escuta, desde a dimensão fisiológica e psicoacústica do som até à composição. Os participantes são levados à produção sonora através de recursos físicos, da caracterização sonora e das suas possíveis utilizações. De forma pedagógica, a oficina conduz à exploração de novas formas de produção e composição sonora, ou à exploração de paisagens sonoras em direto.

Mais sobre o projecto aqui