Zénit e Nadir – Apresentação da Residência Artística de Maja Escher

Convite_Montemor

 

Maja Escher

Zénite e Nadir

Comemoracão de S.Pedro da Ribeira Dia 20 de Junho de 2015 | 18h00 Largo da Ermida de S.Pedro da Ribeira Montemor-o-Novo

Junho 2015

“O projeto Zénite e Nadir foi desenvolvido com a colaboração de alguns moradores do bairro de S.Pedro no decorrer da residência artiística nas Oficinas da Cerâmica e da Terra durante o mês de Maio de 2015.
O ponto de partida foram as festividades populares, mais especificamente os bailes de mastro e a imagem do mastro ou maibaum (árvore de Maio) presente em praticas e celebrações ancestrais de povos em diferentes pontos do mundo. Interessaram-me sobretudo os mitos de emersão, segundo os quais os humanos foram gerados pela terra, emergiram da própria terra. Estes mitos explicam um profundo sentimento de parentesco cósmico, de pertença à terra mais do que à espécie humana.

O projeto culmina na construção de uma estrutura cerimonial que se encontra simbolicamente no centro do universo e funciona como expressão arquitectónica da ideia de árvore do mundo ou axis mundi – o mastro como árvore em torno da qual nos reunimos.

A estrutura liga-se às muitas outras estruturas festivas que ao passar dos anos foram construídas neste mesmo lugar (Largo da Ermida de S.Pedro da Ribeira).”