AR de Bixo – Cartazes no Olho da Rua

Cidade PreOcupada 2017

oficina | convento S. Francisco | 16, 17 e18 junho

ArdeBixo

16 junho – 14:00 às 19:00 | 17 junho – 10:00 às 19:00 | 18 junho – 10:00 às 18:30

(Oficina Arara)

 

AR DE BICHO – Cartazes no olho da rua com a oficina Arara

“Ar dos vivos e ar dos mortos?Ar dos corruptos e ar dos excomungados Ar do monte e ar da pedra da fonte Ar mau de todos os ares,?vai-te daqui para as ondas do mar Para onde não possam navegar”

O AR, sendo uma mistura de diferentes gases que compõem a atmosfera da Terra, é igualmente um dos quatro elementos primordiais da natureza, junto com o Fogo, a Terra e a Água. A Oficina ARARA regressa a um dos seus elementos matriz para convocar um momento de criação colectiva que procura desafiar a acção política e poética no espaço público. Cortando e talhando imagens e palavras — resgatando práticas da superstição popular aliadas à tesoura dadaísta — de mãos atadas com a Serigrafia procuraremos esconjurar ares nocivos e convocar de novo a energia do inconsciente colectivo exaltado em 2 dias de experimentação e partilha intensiva.

“O símbolo não pode apenas ser conhecido. É preciso acolhê-lo. Torná-lo íntimo, interiorizá-lo. Deixar que ele trespasse a zona mais abstracta da mente e entre em ressonância profunda com memórias primordiais.”

Donald Kuspit, in Concerning the Spiritual in Contemporary Art.

 

OFICINA ARARA

Arena d’artes gráficas e outros movimentos inconclusivos

Fundada em 2010 por um grupo de artistas, designers e um engenheiro, é um estúdio de artes gráficas equipado para trabalhar em serigrafia. É projectado como um espaço autónomo e aberto de experimentação em torno da produção de cartazes, livros e outras criações, tentando estabelecer uma relação directa, contínua e ininterrupta entre o acto de desenhar e a impressão de múltiplos. Actualmente, fazem parte do bando: Miguel Carneiro, Bruno Borges, Dayana Lucas, Pedro Nora, Luís Silva, Daniela Duarte e João Alves.

 

Inscrição para oc@oficinasdoconvento.com

Max. 15 participantes