ANALOG OR DIE
Oficina da Luz || Processos Fotográficos Alternativos

Oficina de fotografia analógica e experimental onde o participante irá explorar processos alternativos de impressão fotográfica – processos estes que foram criados no século XIX e caíram em desuso durante o Século XX.  Tem como intuito explorar o potencial destes processos alternativos no cruzamento com as tecnologias que dispomos no século XXI.

Esta oficina dedicada ao cruzamento de processos digitais e analógicos é constituída por dois Módulos:

Módulo I (4 e 5 novembro) – Introdução aos processos alternativos de impressão fotográfica;
Neste primeiro módulo serão abordados vários processos de impressão fotográfica, os participantes poderão imprimir as suas imagens (os participantes devem enviar 2 fotografias ou imagens a preto e branco para os fotolitos estarem preparados para a oficina).
Utilizando processos como:
 A)- Cianótipia
B)- Goma Bicromatada
C)- Papel Salgado
D)- Antotipia
Módulo II (9 e 10 dezembro) – Goma bicromatada utilizando pigmentos naturais.
Os participantes vão fotografar imagens e recolher no mesmo local possíveis materiais de serem utilizados como pigmentos. A proposta será imprimir as imagens recorrendo a pigmentos que estejam presentes no enquadramento. Ex: o verde das plantas é impresso com o pigmento extraído das plantas fotografadas. Um chão de argila é impresso com pigmentos recolhidos desse mesmo chão de argila.


No segundo dia, os participantes serão levados a explorar livremente os quatro processos e eventualmente fazer cruzamentos entre eles.

Formador:
Sérgio Braz d’Almeida – Formado em Cinema e Vídeo pela ESAP (Porto), estudou na FAMU (Praha) como bolseiro da FCFE; Estudou Documentary film na USC School of cinematic arts (Los Angeles); curso de encenação Gulbenkian. Frequentou o Mestrado em antropologia culturas visuais na FCSH (Lisboa) e curso de pintura na AR.Co.
O seu trabalho incide na exploração da imagem (em movimento ou cristalizada) no cruzamento com outras artes. O seu trabalho de fotografia e vídeo instalação foi mostrado em diversas galerias. Realizou ficções, documentários, vídeos para espetáculos e galerias de arte bem como publicações de imagens fotográficas. Tem vindo maioritariamente a exercer a actividade de director de fotografia.
Desde 2020 que explora e ensina métodos alternativos em fotografia como cianotipia, papel salgado, goma bicromatada e antotipia.

Informações e Inscrições: 
-Participação na Oficina completa ( Módulo I e II) = 60 euros;
-Participação na Oficina em Módulo à escolha = 40 euros cada;
-Limite de participantes por módulo – 10 pessoas.

Alojamento:
A oficinas do Convento dispõe de uma Camarata partilhada, podendo reservar gratuitamente apenas para o Módulo II. Em Montemor existem opções de alojamento, caso interesse esta opção podemos apoiar os participantes na procura e agenciamento.

  • Oficinas

4 NOV A 10 DEZ 2023

OFICINAS DO CONVENTO

Formador:
Sérgio Braz d’Almeida

Local:
Convento de S. Francisco