ATMOSFERA REDUTORA
Centro de Investigação Cerâmica

OFICINA DE COZEDURA EM FORNO DE LENHA

A oficina de cozedura A lenha em atmosfera redutora visa proporcionar aos participantes uma experiência alargada de todo o processo de cozedura. A preparação do forno e o seu funcionamento, a enforna e os requisitos específicos dos fornos a lenha, a escolha da lenha e a condução da cozedura.

Requisitos para a participação
Para a participação nesta oficina, os interessados são convidados a trazer peças de sua autoria, de pasta cerâmica que suporte a temperatura de 1260ºC ou superior, de tamanho pequeno, já chacotadas. Todos têm a oportunidade de introduzir peças e/ou ensaios de todos os tipos para futuras referências.
Poderão ter engobes ou vidrados crús adequados à temperatura, aplicados pelos autores.
Caso não possam chacotar as peças, ou precisem de trabalhar nos engobes ou vidrados nas nossas instalações,  poderão contactar as Oficinas da Cerâmica e da Terra (OCT) com antecedência.

Informações
O valor da inscrição contempla a cozedura de uma peça  de aproximadamente 17cm (altura) x 35cm (comprimento) x 15cm (largura) ou várias de volume total equivalente. > Aconselhamos sempre a trazerem umas peças a mais, de preferência peças pequenas para preencher os espaços livres do forno.
É da responsabilidade dos participantes assegurar que a pasta e os vidrados utilizados nas suas peças comporta a temperatura de 1260º ou superior, por forma a evitar estragos no forno e nas peças de outros participantes.

  • Cerâmica
  • ·
  • Oficinas

17 a 19 MAI 2024

OFICINAS DO CONVENTO

Formador
Nuno Tomaz

Público alvo
Artistas, ceramistas, estudantes em geral,
professores, investigadores e curiosos

INSCRIÇÕES
até dia 12 maio

150€

10% desconto para sócios