Beat With Out Byte

Concerto Beat With Out Byte

30 de Junho | 18h

Casa Branca

 

201128_BeatWithOutBeat_RetratoQuadradoBEAT WITH OUT BYTE – (un)learning Machine é o novo disco do pianista e compositor Simão Costa, editado pela Cipsela Records.
Dividido em duas partes, explora uma característica musical particular: o pulso. Ciclos, batimentos, repetições em processo de homeostase; um processo de regulação através do qual um organismo consegue manter o seu equilíbrio, caracterizado pela sua estabilidade e também pela sua imprevisibilidade.
Na primeira parte fermentam batimentos que resultam da luta de amplitudes de frequências quase iguais. A segunda parte desdobra-se em ecos de música para dançar, porventura ondas de choque das variadas colaborações deste músico com coreógrafos ao longo dos últimos anos.
Neste jogo, todos os sons são acústicos, produzidos a partir de cordas do piano e ímanes colocados sobre elas, e são capturados do ar em vibração. Cada faixa foi gravada “de fio a pavio”, num só “take”, sem cortes nem edição.
Desenham-se múltiplos pontos de observação minuciosa do instrumento, conciliando novas e velhas formas de excitar cordas de piano. Celebra-se, por um lado, o piano como instrumento de percussão, por outro, abre-se o seu potencial de ressonância por indução, ao colocar as cordas a vibrar sem lhes bater.
O profundo conhecimento do piano, que recebe a dedicação apaixonada de Simão Costa, revela uma reflexão alargada sobre as relações contemporâneas entre homem e máquina. A partir do piano, o músico saboreia os meandros mecânicos e eletromagnéticos de ambos.

Foto de Mário Rainha Campos