
Trazemos para a rua um mini laboratório de serigrafia transportado por uma bicicleta como forma de estimular encontros e agitar consciências através do fazer artístico. Neste workshop participativo vamos realizar uma pequena edição de cartazes sobre o território de Casa Branca e Santiago do Escoural e a memória das suas lutas sociais.
Cada pessoa é convidada a criar a sua arte e desfrutar de uma experiência com serigrafia artesanal dando cor à sua mensagem. Uma oficina em forma de performance com o objetivo de transformar o cidadão de qualquer nacionalidade num fazedor de arte enquanto um ato político. Acreditamos que este é um passo importante para combater estigmas sociais e dar voz aos interesses, preocupações e sonhos das pessoas, independentemente das suas raízes culturais, ou limites socioeconômicos.
Atelier SER é um projeto criado pelos artistas Bruno Lavos (Casa Branca) e Diogo DeCalle (Berlim), nasceu em 2016 durante as comemorações populares do 25 de Abril e surge da vontade de trazer para a rua o “fazer artístico” dando oportunidade às pessoas de expressarem a sua voz através de uma arte livre e acessível.
Traduzido em práticas de arte relacional, o coletivo Atelier Ser desenvolve ações participativas que visam democratizar o acesso à criação artística e à valorização da memória coletiva. A nossa arte trabalha para que o espaço público defenda o direito à vida comunitária, e que este possa ser um centro de proximidade, um local de encontro, debate e convivência pacífica.
- Cidade Pre0cupada
29 JUN 2025
OFICINAS DO CONVENTO
Horário
17h30
Local
Zona Freixo