Dance Floor de Alsobio
APRESENTAÇÃO PÚBLICA

de Carolina Garfo com Artur Pispalhas e Andrea Mainardi.

Inspirado pelas práticas de cerâmica do Algarve, o projeto-instalação “Dance Floor” materializa um episódio do documentário ficcional “Raverina” (2023), desenvolvido por Carolina Garfo em Loulé. No filme, descreve-se um ritual/procissão em que os habitantes de Alsobio levam tijolos em carroças e à mão até à orla do mar. Quando a maré sobe, a água entra nos tijolos e produz uma melodia, a qual convidava a chuva a banhar Alsobio, marcando o início da temporada das danças “Rave”. 

Esta instalação materializa a narrativa audiovisual, junta contextos, técnicas tradicionais de construção, o ciclo pluvial e a crise climática ou rituais tradicionais. A peça explora também a intersecção entre som e cerâmica, pesquisa já desenvolvida por Carolina Garfo.  A Investigação iniciou-se em Agosto 2024, com a pesquisa sobre técnicas de fabricação, experimentação inicial e produção dos tijolos com apitos embutidos com diferentes formas e pastas cerâmicas. Terminada a fase de pesquisa, iniciou-se a execução dos tijolos para cobrir a área total de 3m2 para a instalação. 

De 18 a 30 de Novembro, entramos na última fase de pesquisa, com a colaboração de Artur Pispalhas e Andrea Mainardi, onde será construída uma piscina (contentor de água – base dos tijolos) e a prototipagem da criação de uma máquina que simula ondas do mar, assim como a sonorização dos tijolos.

Em estado work in progress, será feita uma mostra aberta ao público no dia 30 de Novembro, nas Oficinas do Convento, das 18h às 23h.

Será servido um jantar das 20h às 21h30 e é necessária reserva prévia até ao dia 27 de Novembro através deste link.

Esta instalação, será mostrada numa bienal de cerâmica no Reino Unido em 2025. O nome, local e data serão anunciados na próxima primavera.

O “Dance Floor de Alsobio ” é um projeto com apoio à criação artística da Fundação Calouste Gulbenkian.

  • Eventos
  • ·
  • Residências

30 NOV 2024

OFICINAS DO CONVENTO

LOCAL
CONVENTO DE SÃO FRANCISCO, MONTEMOR-O-NOVO