GREEN E.Th.I.Cs – OPEN CALL

GREEN E.Th.I.Cs — CHAMADA DE ARTISTAS
OPEN CALL – 18 jovens artistas visuais para criar a identidade visual do GREEN E.Th.I.Cs GAME.

(APOIO À DIVULGAÇÃO NO ÂMBITO DA PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DE ÉVORA)


O que é o GREEN E.Th.I.Cs?

GREEN E.Th.I.Cs – Green Experience through Theatre Inspiring Communities – Experiência Verde através do Teatro Inspirando Comunidades – é um projeto de Teatro Social e Comunitário vencedor do concurso Creative Europe Large Scale 2021 e cofinanciado pela União Europeia. O projeto é desenvolvido por uma parceria interdisciplinar de 18 entidades organizadores de 12 países europeus, incluindo companhias de teatro, universidades e centros de investigação, grandes centros culturais, organismos sociais e instituições públicas.
O GREEN E.Th.I.Cs pretende contribuir para tornar a nossa sociedade mais sustentável em termos de ecologia e emissões de CO2, através de actividades artísticas, em particular o teatro, envolvendo os cidadãos através das artes. O projeto é desenvolvido através de iniciativas culturais de participação cívica destinadas a sensibilizar para o tema das alterações climáticas e a promover o pensamento crítico e a proactividade dos cidadãos europeus em relação ao Pacto Ecológico Europeu.


COMO?

Através do GREEN ETHICS GAME: um espetáculo de teatro interativo sobre questões ambientais que utilizará as artes performativas para promover o pensamento crítico e a sensibilização para os temas da crise climática. Entre 2024 e 2025, o espetáculo percorrerá 120 cidades em toda a Europa, chegando a mais de 45 000 cidadãos.


A chamada aos artistas…

Cada um dos 18 parceiros do projeto GREEN E.Th.I.Cs selecionará 1 jovem artista visual para fazer parte de um grupo internacional de jovens artistas que passará 5 dias em Stackarp, na Suécia (3 de março de 2024 – 7 de março de 2024), a trabalhar em conjunto com uma equipa de artistas visuais seniores e artistas internacionais pares, com o objectivo de criar a identidade visual do GREEN E.Th.I.Cs.GAME na sua versão LIVE
(performance) e BOARD GAME (jogo de tabuleiro).
O artista é encorajado a explorar meios tradicionais e digitais, desde que traga o seu próprio equipamento, como computadores ou iPads. É essencial que a obra final tenha a forma de uma ilustração, excluindo fotografias ou qualquer forma de media em movimento.
Será atribuída uma bolsa a cada candidato selecionado para cobrir as despesas de alimentação, alojamento e deslocação.

Requisitos
Os candidatos serão seleccionados mediante a seleção de:

• curriculum vitae (em inglês)
• carta de apresentação (em inglês)
• portfolio (com trabalhos de Ilustração e Desenho, quer em meios tradicionais, quer
em meios digitais).
As seguintes características constituem uma condição prévia para a seleção:
• Idade: entre 18 e 26 anos jovem artista
• Capacidade de falar inglês fluentemente
• Experiência artística: O artista deve possuir um historial de sucesso na realização de obras de arte.
É crucial para o projeto que o artista demonstre a capacidade de desenvolver uma peça até ao fim. Além disso, se o artista optar por utilizar meios digitais num computador, pode trazer o seu próprio equipamento.

Candidatura
Os candidatos deverão enviar toda a documentação exigida (CV, carta de apresentação e portfolio em formato PDF? para os endereços eletrónicos dos 3 elementos do Júri de avaliação abaixo mencionados.

Seleção de Candidatos
O processo de avaliação e seleção de candidatos será da responsabilidade de um júri constituído por três Professores da Universidade de Évora – Paulo Simões Rodrigues (Director do Centro de História de Arte e Investigação Artística – CHAIA); Isabel Bezelga (Directora do Departamento de Teatro) e Paula Reaes Pinto (Docente das unidades
curriculares de Artes Plásticas, Desenho e Projectos de Artes Plásticas e Multimédia no Departamento de Artes Visuais e Design).

Candidaturas entre 15 de Dezembro e 7 de Janeiro de 2023.
Notificação de candidatos a 25 de Janeiro de 2024.

 
Informação (PT) / Information (EN)
  • Notícias

2024

OFICINAS DO CONVENTO