Heritales – International Heritage Film Festival

Cinema Heritales – International Heritage Film Festival

23 de Junho 2022 | 21h30

Zona Freixo, Casa Branca

 

Heritales-INSTO CineClube & Fimoteca Municipal de Montemor-o-Novo em parceria com o Festival Heritales, associam-se este ano às Oficinas do Convento e ao evento, Pre0cupada com o intuito de levar o cinema à Aldeia de Casa Branca.

O Festival Internacional de Cinema sobre Património Heritales procura divulgar narrativas de natureza fílmica e gráfica relacionadas com o património cultural material e imaterial. Desta forma, centra o seu papel numa área principal da UNESCO, a comunicação e informação.

Assim, das muitas formas de difundir cultura, Heritales faz uma aproximação verdadeiramente interdisciplinar e apoia-se na sétima arte para recuperar o valor patrimonial da comunidade, sejam atuais ou históricas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

KnowledgeFromtheEarth-posterKnowledge from the earth | Lola Keraron e Anne Ratsimba | 26 minutos

O filme “Des savoirs de la terre” (Knowledge from the earth) questiona a nossa relação com o mundo vital através do uso tradicional de plantas, que são comida, remédios ou protetores espirituais. Os habitantes de Cabo Verde e dois etnobotânicos da região do Occitane testemunham as ligações que têm com as plantas através de rituais locais e práticas de recolha antes de nos alertar para o desaparecimento desta herança cultural. Este documentário convida-nos a reapropriarmo-nos dos saberes locais confiscados para repensar a nossa forma de viver no nosso território.

 

Meraki-posterMeraki | Gustavo Neves | 24 minutos

Meraki, do grego, significa fazer algo com toda a alma, criatividade e amor. Criar a partir do coração com essência com paixão.

Neste caminho aprendemos como o realizador de Sea Turtle Protection Society of Greece, um ervanário local, um professor de dança e um instrutor de mergulho, se apoiam nas suas práticas diárias para se conetarem à natureza. Procurando o equilíbrio em mundos em constante mudança, visitamos lições de tartarugas marinhas, ouvimos os ritmos orientadores das plantas e viajamos imersos no poder transformador da dança.

Talia-posterTália | Pedro Cruz e David Gomes | 25 minutos

Natália é uma artesã portuguesa com 75 anos, que luta para manter a arte das esteiras de junco. Desde muito cedo, num período e lugar que não conhecia abundância, o junco era uma peça central de uma forma simples de viver. A sua vida e o seu ofício entrelaça-se e mistura-se num documentário de realmismo mágico.

 

 

UrbanOrisha-posterUrban Orishas | Alexander Minkin | 9 minutos

Urban Orishas é um cine-ensaio poético que introduz artistas, cientistas e mediums espirituais do Templo Guaracy of Umbanda Luz Castan?eda. A série de pinturas de Castan?eda, chamada de Urban Orishas (forças da natureza, orixás em português) mapeam  os espíritos baseados na natureza africanos tradicionais a vários lugares em Nova Iorque. O documentário também espreita o mundo misterioso das cerimónias Umbanda. Finalmente, a narrativa leva-nos até ao estúdio do artista para observar o seu processo criativo.

 

Uruba-poster

Urubá | Rodrigo Sena | 15 minutos

O mundo espiritual à tua volta tem muito mais lugar através do terceiro olho do que através dos olhos físicos. Para os olhos do Luiz, que é cego, não é invisível graças à sua sensibilidade espiritual