Improvisação vocal colectiva dirigida por sinais
AIXA FIGINI

A MÚSICA, O CANTO E A PERCUSSÃO CORPORAL COMO FERRAMENTAS DE EXPRESSÃO E CRIAÇÃO COLETIVA

A atividade, liderada pela cantora Aixa Figini, criadora e diretora do ensemble de vozes femininas CIRCULAR, é baseada no Ritmo com Sinais – uma linguagem de sinais gestuais que permite coordenar improvisações grupais. Através deste método um grupo de pessoas com qualquer grau de experiência musical (desde nenhuma experiência até músicos profissionais) pode criar música orgânica em poucos minutos, baseada nas habilidades de cada participante.

Nos encontros trabalha-se a partir de jogos e exercícios de ritmo, percussão corporal, e cantos e ritmos tradicionais do mundo para ampliar o repertório musical nas improvisações. Estes encontros propõem criar um espaço dinâmico onde as participantes possam despertar, reconhecer e habitar o seu próprio som, incorporando elementos e recursos que alimentem a sua expressividade para ser parte de uma experiência de criação em grupo.

O Ritmo com Sinais começa numa linguagem, mas transformou-se num jogo musical onde cada um explora as suas aptidões individuais aplicando-as num grupo que passa a funcionar em uníssono. É uma ferramenta que permite trabalhar a escuta individual e coletiva, a atitude proativa, a compreensão de papéis num grupo e responsabilidades, a coordenação, a criatividade, a valorização da diversidade, assim como o uso de erros como um recurso criativo.

Biografia da Aixa: 

Aixa Figini é uma cantora, musicóloga, produtora e formadora argentina. Licenciada em Artes Musicales pela Universidad de Buenos Aires, estudou também na Escola de Música Contemporânea de Buenos Aires. Ministrou aulas de canto e técnica vocal na Argentina e participou em diversos projectos musicais como cantora de tango, folclore argentino, música latino-americana e improvisação vocal em Buenos Aires e Londres, onde viveu vários anos. 

Apaixonada pelas possibilidades criativas que a improvisação musical permite, estudou o sistema de improvisação dirigida – Ritmo con Señas – criado pelo músico percussionista argentino Santiago Vázquez, e fez parte de diversos ensembles de ritmo e improvisação com esta linguagem; é também formadora certificada (2018) pela organização internacional Musicians Without Borders, que se especializa na utilização da música como ferramenta de criação comunitária e coesão social. 

Reside em Lisboa desde 2018, onde desenvolve diversos projetos musicais como artista, criadora e produtora. Entre eles, dirige o ensemble feminino de improvisação vocal CIRCULAR, o seu grupo de música latino-americana, e dirige regularmente workshops de improvisação e cantos para grupos. 

  • Oficinas

21 SET 2024

OFICINAS DO CONVENTO

horário
15H00 às 18h00

Local
Convento de São Francisco

15€