MESA POSTA #12
Publicações

Nas zonas rurais de Montemor-o-Novo, quando chegava o Carnaval, as pessoas punham a mesa. Em cada casa enchia-se uma com comida e bebida, e durante dias, por vezes a semana inteira, a porta aberta recebia os visitantes.

As pessoas andavam de aglomerado em aglomerado, de monte em monte, visitando amigos e familiares, encontrando outras pessoas, sempre em volta da mesa posta, de enchidos, doces, pratos tradicionais, vinhos e licores locais. Os acordeo?es e as gaitas acompanhavam as danças, as conversas, os reencontros e os caminhos. Era a altura de dar tempo para visitar e descontrair, com o inverno no fim a primavera abria porta. Com as transformações que o mundo rural sofreu, com a perda de população e alterações nas actividades agrícolas, este hábito foi caindo em desuso, e hoje em dia já não se faz.

Sendo uma prática em relação à qual há bastantes memórias, e havendo um grande carinho daqueles que viveram as mesas postas, vamos procurar novos significados e contextos para o dar, oferecer a mesa e celebrar.

Nesta edição da MESA POSTA #12, debruçamo-nos sobre as histórias do Paião.

Junte-se a nós, no dia 18 de novembro às 15h, no Apeadeiro do Paião para celebrar e partilhar momentos em volta da mesa!

Traga franel, o petisco e o pão, vinho, histórias e canções. Vamos fazer a festa da mesa farta. 

  • Eventos
  • ·
  • Publicações

18 NOV 2024

Apeadeiro do Paião, Montemor-o-Novo 

Como chegar?
de carro – colocar no GPS – Apeadeiro do Paião ou aproveitar o percurso da Ecopista de bicicleta.