mESA POSTA #13
Parque Urbano

Nas zonas rurais de Montemor-o-Novo, quando chegava o Carnaval, as pessoas punham a mesa. Em cada casa enchia-se uma com comida e bebida, e durante dias, por vezes a semana inteira, a porta aberta recebia os visitantes.

As pessoas andavam de aglomerado em aglomerado, de monte em monte, visitando amigos e familiares, encontrando outras pessoas, sempre em volta da mesa posta, de enchidos, doces, pratos tradicionais, vinhos e licores locais. Os acordeões e as gaitas acompanhavam as danças, as conversas, os reencontros e os caminhos. Era a altura de dar tempo para visitar e descontrair, com o inverno no fim a primavera abria porta. Com as transformações que o mundo rural sofreu, com a perda de população e alterações nas actividades agrícolas, este hábito foi caindo em desuso, e hoje em dia já não se faz.

Nesta edição da MESA POSTA #13, debruçamo-nos sobre as histórias do Parque Urbano.

Um dos espaços icónicos de Montemor-o-Novo – é o maior espaço verde da cidade. Foi espaço de mercados, de feiras e de circos, em terreno descampado cor de barro. Hoje, as brincadeiras ao ar livre fazem-se de animação, da Oficina da Criança, da piscina recreativa municipal, do Cinema ao Ar Livre, do Dia Mundial da Criança entre outros.

Junte-se a nós no Parque Urbano para celebrar e partilhar momentos em volta da mesa!

*Integrado na Programação do Festival Contra Corrente

  • Eventos
  • ·
  • Publicações

8 JUN 2024

OFICINAS DO CONVENTO

Horário
13h00

Local
Parque Urbano 

Parceria
Ass. Cultural Make Noise