A criação do Departamento de Som é justificada pelo crescente interesse na criação artística e pelo objectivo do alargamento das ligações com músicos ou sonoplastas, de forma a conseguir apresentar programas musicais com um elevado padrão de qualidade e nível de interesse.

A acção deste departamento passa pela formação e apoio à criação, através da programação de Oficinas Experimentais e Master Classes orientadas por músicos e compositores de relevo.

Presta apoio e prepara condições para realização de residências artísticas, quer para projecto a solo ou em grupo. Ao nível da divulgação promove a realização de concertos no Convento de São Francisco e para outros palcos de Montemor-o-Novo. O evento cultural Cidade PreOcupada é um óptimo exemplo do trabalho de promoção e divulgação de novas tendências.

Conta com o apoio do Departamento de Imagem da Associação para a edição vídeo das actividades programadas. Nos serviços prestados destaca-se o registo e edição áudio. Perspectiva-se a construção de um estúdio de gravação.

No departamento de Som, é ainda de destacar o Estudio3, laboratório criado para acolher projectos experimentais de arte e música electrónicas. E ainda as oficinas de Sonoscultura que acontecem frequentemente na Oficinas do Convento.