“O Que É Para Ti a Liberdade?”.
Carla Pacheco

BREVE MENTE APRESENTA // 

Em Abril de 2024 – “O Que É Para Ti a Liberdade?”.

“No ano em que se comemora o cinquentenário do 25 de Abril, desafiei um conjunto de amigos a responder a uma questão: “O que é para ti a Liberdade?”. A resposta surge através do recurso a objetos, a uma pose ou expressão, capturada na forma de retrato. Cada retrato é mais do que uma simples imagem; é um fragmento de emoção, de reflexão e de identidade. Ao longo deste projecto, somos levados a explorar a profundidade do conceito de liberdade através de diversas perspectivas. Cada retrato é um testemunho íntimo e pessoal, que oferece uma visão única sobre como cada indivíduo entende e valoriza a sua própria liberdade. Estas imagens não são apenas visuais, são compostas também de várias camadas de significados que reflectem a complexidade e a riqueza da experiência humana.

Este projecto é ainda um tributo às lutas e conquistas que moldaram a nossa compreensão contemporânea de liberdade. É um lembrete de que a liberdade não é apenas uma herança do passado, mas uma responsabilidade presente, a ser defendida e cultivada. As histórias por detrás de cada retrato revelam a resiliência, a coragem e a esperança que continuam a inspirar gerações. O fundo neutro do estúdio elimina distrações externas, destacando o indivíduo e o significado intrínseco do seu gesto ou objeto escolhido, adicionando um sentido iconográfico a estes retratos. Esta abordagem minimalista intensifica a força comunicativa de cada retrato, permitindo que as histórias pessoais e as representações de liberdade sejam capturadas de forma pura e direta, onde cada elemento carrega um significado simbólico.

Para a Montra da Breve Mente o projecto foi fragmentado e centra-se somente em retratos femininos, relevando com isso a iconografia ligada à noção de liberdade feminina.”

Sobre Carla Pacheco …

É uma artista visual cujo trabalho explora diversos meios de expressão artística, incluindo desenho, pintura, escultura e fotografia. Dedica-se essencialmente ao registo
da figura humana com particular enfoque no retrato. Numa abordagem que questiona a relação entre identidade, expressão e emoção. Com formação académica em História da Arte, Curadoria de Arte e História da Arte Contemporânea, pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Fez formação em Desenho na SNBA.
Está ligada a vários projectos artísticos e culturais como a ADAO, a EPHEMERA e o MIMA. Expõe colectivamente desde 2012. Desde 2020 tem desenvolvido trabalho na área da curadoria, tanto de projectos artísticos como de teor histórico-pedagógico. A Fotografia sempre esteve muito presente na sua vida, em registos quotidianos, de viagens ou
de documentação e exibição de determinados projecto como o de Toy Photography que explora desde 2008, e assina como Art_emis. E mais recentemente como materialização de projectos artísticos que se ligam a questões relacionadas com o Território ou a Liberdade.
Em Novembro de 2022 o seu projecto fotográfico “Reflected Geographies” foi selecionado para integrar “The Territory Expo”, uma colaboração com o Lisbon Art Weekend em parceria com a PADA (PT) e a Sluice Magazine (UK) que resultou numa exposição in situ, que explora questões relacionadas com o território.

  • Projetos

Set e Out 2024

OFICINAS DO CONVENTO

Duração
9 setembro a 30 outubro

Mais inf
brevemente@oficinasdoconvento.com