Diário gráfico é utilizado como um ateliê itinerante que permite o desenho em qualquer lugar. O curso é composto por um conjunto de exercícios estruturados para desenvolver a capacidade de desenhar em qualquer contexto, ao mesmo tempo que a experimentação gráfica permite expandir o entendimento sobre desenho.
Objetivos:
Usar o diário gráfico como um repositório de experiências visuais e escritas. Perceber como se constrói um projeto visual autobiográfico com grande expressividade. Exercitar a capacidade de observar e selecionar uma porção da realidade como tema. Representar as formas através do contorno, dintorno, mancha, volume, ritmo, textura, luz e sombra. Identificar as características específicas dos diferentes materiais de desenho e tirar partido visual. Promover a prática regular do desenho de forma autónoma.
O workshop é presencial em exterior e consiste na realização de exercícios práticos que serão acompanhados por demonstrações ao vivo. Cada participante recebe acompanhamento personalizado e em grupo. Os exercícios propostos serão contextualizados com alguns exemplos da História da Arte e da Arte Contemporânea.
Destinatários: Pessoas, com ou sem conhecimentos prévios de desenho, com curiosidade sobre o universo do diário gráfico, interessadas em desenvolver as suas competências como desenhadores e experimentar materiais que permitem expandir o âmbito do desenho.
Oficina orientada por: Jorge Leal
- Oficinas