
A Oficina de criação e impressão de Autocolantes visa tornar-se um espaço onde periodicamente se gera debate à volta de diversos assuntos sociais e políticos locais de Montemor-o-Novo. A oficina surge de uma vontade e necessidade de promover a utilização do espaço público como lugar de expressão e debate da vizinhança através da arte gráfica.
Nestas oficinas exploramos o autocolante como meio de expressão, usando como referência gráfica e conceitual a coleção de autocolantes do Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo do período pos-revolucionario, assim como o arquivo em construção da própria Oficina Pegajosa. Além da exploração gráfica e conceitual, os participantes serão introduzidos à serigrafia como técnica de impressão.
Nesta sessão iremos criar uma coleção à volta do tema do extrativismo no meio rural. Trabalharemos entre a abordagem geral sobre o tema e especificamente em relação a projetos de grande impacto ambiental e social que estão a ser discutidos e que podem vir a ser implementados no território de Montemor o Novo e outras zonas do Alentejo.
-Primeiro dia: Design e conceptualização – Apresentação do arquivo de autocolantes do Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo e arquivo da Oficina Pegajosa. Introdução do tema da sessão. Desenvolvimento por grupos de mensagens e desenhos para criar uma série de autocolantes.
-Segundo dia: Impressão – Introdução básica a serigrafia. Insolação das telas e impressão dos autocolantes.
Sobre Inés Ballesteros (ela/elu)
Inés Ballesteros (13/09/1993) é artista e investigadore espanhola que trabalha com diversos media com um foco em espaço público e as artes gráficas. A maioria dos seus projetos envolve a colaboração com outros artistas e gera situações participativas no espaço público, investigando as dimensiones sociais e/ou política dos espaços públicos com os que trabalha e gerando trocas com os seus habitantes. A sua relação com as artes gráficas tem sido marcada pela participação e produção de cartazes e publicações em diversos coletivos e espaços autogeridos em Espanha, Portugal e Bélgica.
Concluiu uma licenciatura em Design Gráfico pela ESDA de Zaragoza e posteriormente o Mestrado em Arte e Design para o Espaço publico na Faculdade de Belas Artes do Porto em 2018. Desde 2019 colabora com a artista italiana Michela Dal Brollo desenvolvendo o projeto “Living Equipment: Portable Spaces”, baseado no desenvolvimento de um conjunto de ferramentas portáteis utilizadas para fazer investigação in-situ e gerar ocasiões de encontro e troca no espaço público.
- Oficinas
11 e 18 jan 2026
OFICINAS DO CONVENTO
Formador
Inés Ballesteros
Público alvo
+16 anos;
Pessoas com vontade de trabalhar sobre o tema proposto com ou sem experiência em artes gráficas.
Horário
14h as 19h
Local
Convento de S.Francisco


