OFICINA R.U.A. – REALIDADE URBANA AUMENTADA
Lilian Amaral

 

R.U.A. – REALIDADE URBANA AUMENTADA

Da Prof. Lilian Amaral (UNESP/BR)

29 de Outubro, 18H00

Apresentação pública do projecto R.U.A. na Biblioteca Almeida Faria

30 de Outubro, 20H00

Vídeo-conferência internacional com parceiros do projecto

 29 de Outubro a 4 de Novembro, das 10H00 às 18H00

Oficina/Residência a decorrer no Centro Histórico de Montemor-o-Novo

Org. Oficinas do Convento / BR :: AC / GIIP / UNESP / C.C.

 

 

CHAMADA À PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS INTERESSADOS

 

 

 [1]
DEFINIÇÃO 

 

Zonas de Compensação é um projecto organizado pelo GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergência entre Arte, Ciência e Tecnologia do Instituto de Artes da UNESP –  Universidade Estadual Paulista em São Paulo, Brasil, no qual se inscreve a presente oficina.

O objetivo do R.U.A.: Realidade Urbana Aumentada, concebido como uma Oficina/Residência Internacional Itinerante, é investigar as  transformações urbanas através de sistemas de cartografia social.

Cartografia social é a experiência desenvolvida no território mapeado, baseado na capacidade de desenvolver leituras e interpretações de realidades sociais por meio de práticas artísticas que incorporam o âmbito corporal através da observação e percepção do território.

A cartografia converte-se numa representação artística da realidade que trabalha com o movimento e mudança. A cartografia social cria fluxos entre o visível e invisível, é um mapa de experimentação e de interpretação da realidade diária que opera simultaneamente num campo global e local.

O estudo centra-se em locais de tensão e conflito, onde se processam  mudanças bruscas de transformação urbana, migração ou áreas comuns de atrito entre as culturas e processos econômicos e sociais.
O projeto é desenvolvido a partir de uma filosofia colaborativa, através do trabalho direto no território e com a participação das pessoas que habitam este lugar. Os resultados serão compartilhados numa plataforma de partilha de produção do conhecimento territorial sobre a arte local, a fim de dar respostas globais.

Este workshop está a ser realizado em paralelo em São Paulo e Barcelona, integrando-se agora, por meio das oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, com reuniões periódicas abertas a pesquisadores, artistas e público interessado. Integra teoria e prática artística com o objetivo de construir sobre processos abertos e colocar em relação diferentes realidades regionais e culturais.


[2]
OFICINA/RESIDÊNCIA

O Projeto de Oficina / Residência  R.U.A.: Realidade Urbana Aumentada é um disparador e um dispositivo a um só tempo, cujo objetivo é mapear  e ocupar territórios urbanos por meio de práticas artísticas que operem na convergência entre Arte, Ciência e Tecnologia.

Projeto processual que desenvolve táticas que resultam em obra colaborativa porosa e aberta, integrando pesquisadores, artistas e público que atuam em diferentes territórios e países transibéricos: conecta as cidades de  São Paulo, Barcelona e Montemor-o-Novo, que por meio de memórias-paisagens dão início a configurações de cartografias inventadas.

A oficina será realizada com base num sistema de mapeamento artístico que processa e transmite informações, o que reflete uma visão de mundo compartilhada. Um mapeamento é uma forma de apropriação e interpretação do território, e esta apropriação pode ser física, mental ou sensorial.  Não postulamos aqui um mapeamento científico, preciso e inequívoco, mas um mapeamento aberto, abstrato e flexível. É um mapeamento de um território que se faz  por meio de uma experiência física ou sensorial. Os mapas de sons, cheiros, sentimentos, sensações, estados de espírito, sonhos são tão necessários de serem realizados quanto os topográficos, de estradas e redes de comunicação. Como nos propõe Merleau-Ponty,  não se trata de proporcionar mais informação, mas o que realmente se faz necessário é deixar o testemunho. E este testemunho é o que pretendem estas ações artísticas que configuram as cartografias sociais.

[3]

SOBRE A PROF. LILIAN AMARAL

Artista Visual, Curadora e Pesquisadora. Pós-doutoranda em Artes Visuais, Memória e Narrativas em Realidade Urbana Aumentada pelo Instituto de Artes da UNESP junto ao GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergência entre Arte, Ciência e Tecnologia. Doutora e Mestre em Artes pela ECA/USP. Graduada em Artes pela FAAP. Pesquisadora e Professora convidada das Universidades Complutense de Madrid, Universidade de Barcelona e Universidade de Girona. Curadora de projectos de Arte Urbana e Cidades Criativas. Directora e membro do Colectivo POCS/Barcelona. Directora do Museu Aberto – Museus e Cidades em Transformação.

 

 

[4]

LINKS ÚTEIS

Cartografia e derivados

http://eldeseodeandar.blogspot.com.es

Colaboradores

http://idensitat.net

www.sitesize.net

www.oficinasdoconvento.com

Cartografia Emocional

www.softhook.com/emo.htm

www.paris.emotionmap.net

www.biomapping.net

 

 

  • Oficinas
  • ·
  • Residências
  • ·
  • Som

29 out a 4 nov 2012

OFICINAS DO CONVENTO