CERÂMICAS DO MUNDO

Oficinas do Convento

CERÂMICAS DO MUNDO é um ciclo de residências e exposição com artesãos ceramistas da Índia e de Cabo Verde e de outros artistas plásticos.

Pretendemos convidar artistas ou artesãos a realizar residência artística dividida em 3 fases: produção de peça, workshop para comunidade (geral ou artística) e exposição de resultado da residência e do workshop. No ano de 2024 os artistas a receber serão provenientes da Índia e a exposição final acontecerá no Museu do Oriente. No ano de 2026, os artistas convidados serão de Cabo Verde e a exposição final acontecerá na sede da UCCLA União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. Associado à exposição prevemos a realização de um momento de conversa com os artistas e o lançamento de uma publicação / catálogo. De cada país serão convidados 2 a 3 artistas, aos quais se juntará um artista nacional selecionado por convocatória.

Na primeira edição, o objetivo principal é a viagem e acolhimento de dois artesãos indianos em Portugal, para a construção de esculturas em terracota de grande formato, como as oferecidas ao Deus Ayyanar em Tamil Nadu, no Sul da Índia. Simultaneamente, será lançado um open call para receção de propostas de artistas, para desenvolverem um trabalho em colaboração com os artesãos indianos. O local para a residência artística será o Telheiro da Encosta do Castelo (OC), em Montemor-o-Novo, que é uma unidade produtiva de tijolo e outros materiais de construção, produzidos de forma tradicional e para receber artistas de várias áreas para trabalhar com os mesmos materiais e tecnologias.

As peças produzidas pelos artesãos e o/a artista nas residências serão exibidas numa exposição no Museu do Oriente, em Lisboa, além de ser produzido um catálogo e outras atividades, como visitas guiadas e conversa entre os responsáveis do projeto e convidados a definir.

De forma similar, na segunda edição será desenvolvida uma residência com artesãos de Cabo Verde, assim como open call para outro artista trabalhar em colaboração e utilização dos mesmos materiais e técnicas. No final, realizar-se-á uma exposição na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa, em parceria e com curadoria da Plataforma Voador.

  • TENACIDADE

2024

OFICINAS DO CONVENTO

No ano de 2024 os artistas a receber serão provenientes da Índia e a exposição final acontecerá no Museu do Oriente