Construção participativa

Com foco no campo de ação na descoberta de novas formas criativas de refuncionalização de espaços devolutos, regeneração de recursos naturais negligenciados e recuperação da sua relação com a cidade, a Oficinas do Convento implementa uma série de ações que tem como base uma metodologia “learning by doing”, onde os envolvidos são desafiados a envolver-se num processo colaborativo de desenho regenerativo em arquitetura participativa.

Estaleiro Aberto – Arquitetura Regenerativa em Comunidade Locais – Projetar e Construir Coletivamente para um lugar (Casa Branca, 2023)

Implementou-se uma formação-ação na técnica mais apropriada à solução espacial imaginada no momento de design, primando pela reutilização de materiais obsoletos ou de materiais locais naturais tais como a terra, a cal e as fibras naturais (incluindo madeira). Desafiamos os participantes, a incorporar as lógicas do-it-yourself e do-it-with-others no seu processo de capacitação e de trabalho. Iremos primar pelo envolvimento da comunidade local em todas as fases do processo, seja no momento do diagnóstico, desenho ou construção.

OFICINAS DO CONVENTO