galeria brevemente

Enquanto esperávamos pelo sinal verde do semáforo da Carreira de São Francisco, as vitrines vazias há 2 anos convidavam à vontade de ocupar e utilizar aquele espaço privilegiado da cidade. Assim surge BREVE MENTE – galeria de rua que ocupa um espaço que foi outrora a vitrine publicitária de uma imobiliária na parede exterior do edifício. 

A proposta surge como consequência de uma espera ao sinal vermelho… momento em que me assalta a vontade de invadir, e convidar a invadir, essas vitrines vazias com ideias, sentimentos, ilusões, poéticas, que transformem essa espera num momento de fuga ao quotidiano através de reflexões provocadas pelo que se encontrar nessa “galeria”. (Tiago Fróis)

Em 2018, em parceria com o Grupo União Sport de Montemor-o-Novo, proprietário do edifício onde as vitrines se localizam, ocuparam-se estas vitrines vazias, criando um espaço de instalação gráfica onde cada criador utiliza enquanto “aparelho de exposição” o espaço circunscrito pelos limites das vitrines.  Sai dos criadores para a Cidade, gerando um novo canal de comunicação e reflexão coletiva, e convida a comunidade artística a intervir neste espaço expositivo em contexto público. 

  • TENACIDADE

2018 – 2024

OFICINAS DO CONVENTO