Oficinas

Desde 1997 que a Associação  privilegia ações de formação e troca de experiências que resolvam lacunas a nível nacional e se traduzam numa mais valia para os participantes. Estas ações permitem reforçar e consolidar a produção artística e artesanal contemporânea nacional, promovendo processos de aprendizagem para novos criadores e, simultaneamente, promovendo a divulgação do trabalho de profissionais experientes.

Oficinas Artes da Terra

Foca-se na transmissão de conhecimentos na área da construção e reabilitação com técnicas tradicionais baseadas especialmente na utilização de materiais locais, nomeadamente terra, cal e fibras. O programa inclui módulos de formação base, de introdução geral às matérias e aos materiais que delas podem ser produzidos, e módulos avançados onde se exploram técnicas específicas associadas a um material ou à combinação de vários. 

Oficinas de Cerâmica

Aborda diversas técnicas e processos de modelação, conformação, revestimentos, vidrados e cozeduras. Tendo um âmbito formativo, este programa pretende aproximar, formar e estimular a criatividade e conhecimento sobre a cerâmica e os seus múltiplos processos, tirando partido dos recursos já disponíveis nos espaços.

Oficinas no Convento

principalmente direcionado a criadores, assenta o seu programa formativo em Oficinas específicas: 

Oficina da Luz dedica-se ao cruzamento de processos digitais e analógicos na reprodução da imagem fotográfica. 
Oficina de Modelação e Impressão 3D em Barro, esta surge devido à crescente procura e curiosidade por esta prática pouco conhecida; 
Oficina de Serigrafia é dedicada à auto edição e produção de cartazes com recurso à impressão em serigrafia.
Circuit Bending é uma técnica de alteração de dispositivos eletrônicos de baixa tensão, obsoletos ou avariados, que permite por sua vez a construção de coisas novas, produzir sons ou imagens estranhas.
“Pensar com as Máquinas” é uma oficina de introdução à fabricação digital para processos artísticos. Visa aproximar os novos processos e metodologias da fabricação digital aos criadores, diversificando as suas suas possibilidades plásticas através da utilização de várias ferramentas.

  • TENACIDADE

DESDE 1997

OFICINAS DO CONVENTO