Cidade PreOcupada surge em 2009 no seguimento do “Evento Cultural Ananil” (2005 a 2008). Constitui-se como uma proposta de dinamização dos espaços da cidade de Montemor-o-Novo e de Casa Branca, convidando a novas e irreverentes propostas dos mais diversificados campos da criação artística contemporânea nacional e internacional.
A pintura, a escultura, a literatura, o teatro e a performance, a instalação, a electrónica, o vídeo e a música, ‘ocupam’ os diversos espaços com exposições, concertos, dança, teatro, circo, oficinas, cinema e atividades comunitárias para todas as idades. Trata-se de um evento multidisciplinar de cariz criativo e recreativo, através do qual a Oficinas do Convento divulga ideias e conceitos criativos que escapam, ou pretendem escapar, à esfera do convencional. A par da ocupação dos espaços, existem sempre momentos programados nos espaços da Associação (Convento de S. Francisco e Oficinas da Cerâmica e da Terra) com o objetivo de dar a conhecer e abrir as portas àqueles que vêm de fora, como forma de cativar novos públicos para a programação anual.
Edições:
- TENACIDADE
2009 – 2024
OFICINAS DO CONVENTO
Pretende-se trazer ao concelho de Montemor-o-Novo novos discursos artísticos e despertar a curiosidade e o interesse do público em geral.