Programa com a Comunidade Escolar

Oficinas do Convento

O Programa com a Comunidade Escolar vai ao encontro dos valores da Associação, de manter um envolvimento próximo com a comunidade, garantindo a correlação entre as práticas artísticas e a educação. A mediação com a comunidade escolar divide-se em 5 ações:

Oficinas na Oficina da Criança

Para crianças do 1º ao 3º ciclo, em período escolar ou férias. Continuação do programa já desenvolvido com a Oficina da Criança;

Oficinas na escola

Para alunos de 9º (através da disciplina de Educação Visual) e de 10º e 11º de Artes Visuais. Implementação de um pequeno atelier oficinal que concentre, durante 3 dias inteiros, um dia para cada nível de ensino, uma vez por período letivo, algumas das muitas valências da associação Oficinas do Convento, nomeadamente um laboratório de artes gráficas, um atelier de cerâmica e um estaleiro de construção em terra.

Oficina (de Artes) no Convento

– Alunos de 12º de Artes Visuais. Com o objetivo de reforçar e dar maior multidisciplinaridade ao programa da Oficina de Artes, desenvolvido pela Escola Secundária para os alunos do 12º de Artes Visuais ao longo de todo o ano letivo, pretendemos disponibilizar os diferentes espaços, equipamentos e pessoal da associação para que aqueles possam conhecer, experimentar livremente e/ou desenvolver o seu projeto.

Formação de professores 2023/2026

Desenvolver um programa de capacitação e experimentação em recursos educativos e artísticos para professores, adaptado às técnicas e valências exploradas em cada um daqueles momentos.

Conversas à volta do aprender, transmitir e criar

Implementar uma série de conversas dedicada às conclusões e interpretações sobre o processo desenvolvido nos 3 anos letivos. Nesse momento observaremos as coisas criadas, ouviremos os criadores, falaremos do processo do caminho e da chegada. Talvez se possam elaborar outras perguntas: Qual é o avesso das coisas? Como é que esse olhar que questiona transforma e muda? E é na diversidade das respostas e nas novas perguntas que algum progresso poderá surgir, que um modo mais orgânico de crescermos juntos com o fazer e no prazer da coisa criada. (Curadoria de Virginia Fróis)

  • TENACIDADE

2023 – 2026