Um projeto desenvolvido ao longo do ano de 2022, promovido pela Oficinas do Convento, em parceria com a Marca ADL, que procurou dar visibilidade à freguesia de Santiago do Escoural e à pequena aldeia ferroviária de Casa Branca, proporcionando experiências de convívio, fruição e criatividade, pensadas e desenhadas em colaboração com os habitantes e agentes locais.
As entidades parceiras desenvolveram duas iniciativas:
- um circuito de painéis interpretativos desenhado a partir de um processo de pesquisa documental, entrevistas à população e recolhas audiovisuais;
- um conjunto de Oficinas Criativas – SAÍDAS DE MESTRE – que tiveram por base os saberes e os ofícios locais, em parceria com entidades, artistas e artesãos.
Inaugurado a 24 de Setembro, no Largo da Estação Ferroviária de Casa Branca, aquele circuito de 24 painéis, o qual designamos por “Criar Memórias em Terras de Ferro – o que há neste lugar?”, convidou a quem estava uma expedição pelas narrativas do lugar, particularidades e pontos de interesse da freguesia de Santiago do Escoural.
Este circuito de 24 painéis esteve na aldeia Casa Branca, no Escoural, terminando na Feira da Luz, em Montemor-o-Novo.
As Oficinas Criativas – Saídas de Mestre – tiveram por base os saberes locais e parcerias com entidades, artistas e artesãos locais. As atividades criadas tinham como objetivo mostrar ao visitante/participante o concelho de Montemor o Novo e, em particular, a freguesia do Escoural através de uma experiência de prática artística ao mesmo tempo que contactam com o ambiente natural e cultural do Alentejo.
Oficinas Criativas
Excertos de entrevistas realizadas à população da freguesia de Santiago do Escoural, na primeira metade do ano de 2022, no âmbito da iniciativa “Criar Memórias em Terras de Ferro”
Este projeto contou com a parceria da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e cofinanciamento do Município de Montemor-o-Novo e do Programa Alentejo 2020 / FEDER.
- Encontro em Terras de Ferro