Patrícia Báscones consagrou-se a grande vencedora do Concurso de Residências Artísticas Tijolo, onde vai desenvolver o seu projeto “Adobelo” na Oficinas do Convento.
O projeto “Adobelo” foca-se na utilização de métodos tradicionais e simples para reinterpretar a tradição de construções locais como forma de promover o tijolo tradicional a um tipo de material de construção moderno, bonito e sustentável. Ao modificar diferentes parâmetros relacionados com a forma do tijolo, o objetivo centra-se na criação de tijolos pouco comuns, que exaltem novas possibilidades de um ponto de vista técnico, mecânico e estético.
A decisão da artista de trabalhar com tijolo cru relaciona-se com o seu carácter eco-friendly. É um material bio-degradável local, poupa energia, reduz a poluição ambiental, é transferível tecnologicamente, permite uma maior flexibilidade à escala de produção, etc.
“Adobelo” propõe o uso de Adobe e CEB (bloco de terra comprimida) como material de estudo e experimentação. o CEB é o descendente moderno do tijolo tradicional moldado, também conhecido como adobe.
Em todo o caso o conceito de “Adobelo” é igualmente transferido para “CEB-belo”!
- Residências