Residência Artística – FIXE IT
ELENA VERTEGEL

No mês de dezembro de 2023, entre os dias 11 e 17, a Oficinas do Convento acolheu a Residência Artística FIXE IT  – uma instalação de Artes Performativas, que se traduz na exploração visual da inter-conectividade e de erros destrutivos sistemáticos. 

“Tudo é apenas um processo, uma interação, e o que se conserta é significativamente importante.” 

Partindo da ideia que todos os seres vivos e elementos do universo estão intrinsecamente conectados e interdependentes, pode-se observar nos ecossistemas, nos sistemas sociais e também na economia onde o delicado equilíbrio de um elemento pode afetar profundamente todo o sistema. Não somos apenas habitantes independentes, estamos intimamente ligados às nossas relações com outros seres humanos, com o nosso ambiente e com forças cósmicas ainda mais amplas.

Como é que este conceito de interligação da existência pode influenciar a nossa compreensão do crescimento pessoal, da aprendizagem com as experiências e da aceitação da mudança?

“Parece que escapamos para a realidade paralela e tudo ao nosso redor é apenas um erro terrível, um colapso no sistema, mas os dias passam…..”

Como agimos?

FIXE IT 

À medida que compreendemos a interligação de todas as coisas, ficamos mais sintonizados com as consequências das nossas ações e podemos lutar por mudanças. Como no caso deste projeto, uma metáfora visual pode ajudar os espectadores a fazer conexões entre emoções internas, pensamentos e realidades externas. FIXE IT é uma uma exploração visual da interconectividade e dos erros sistemáticos.

O objeto ‘yo yo’ atua como principal decisão visual e elemento simbólico da concepção conceitual do projeto. Ao empregar o ioiô como símbolo, podemos ilustrar os aspectos multifacetados da interconexão, desde os padrões cíclicos da vida até o delicado equilíbrio entre dependência e independência. As perturbações numa área podem afectar o equilíbrio global, enfatizando o efeito cascata das nossas acções; e assim como a gravidade influencia o movimento do ioiô, as forças externas impactam a nossa jornada.

Este simples objecto transforma-se numa poderosa metáfora, convidando à contemplação dos meandros da nossa existência e dos fios que nos ligam à vasta rede.

Podes ler aqui a descrição completa do projeto FIXE IT (por ELENA VERTEGEL)

Esta residência foi desenhada em parceria com a Oficinas do Convento, tendo a criação do objeto – “yo yo” – utilizado sido realizada por Tiago Fróis.

  • Residências

DEZ 2023

OFICINAS DO CONVENTO