“Opuntia e Terra”

Teresa Salazar Rivera consagrou-se uma das vencedoras do Concurso de Residências Artísticas Tradição><Contemporâneo 2022, e vai desenvolver o seu projecto “Opuntia e Terra” na Oficinas do Convento.

A proposta surgiu da observação e identificação por um lado, da presença da planta Opuntia ficus indica, em diferentes locais do sul de Portugal, mais conhecida pelo nome do seu fruto: figodaíndia. Esta espécie vegetal é catalogada como invasiva de acordo com os dados encontrados na Plataforma de informação e ciênciacidadã sobre plantas invasoras em Portugal.

O segundo factor é a identificação da degradação das construções em taipa, técnica de construção tradicional do baixo Alentejo, principalmente nas fachadas. Foi identificada que a forma de intervir nem sempre é a adequada, como na utilização de cimento e outras pastas industriais em vez das técnicas apropriadas para o seu restauro.

Da planta Opuntia ficus  mais conhecida no México como Nopal, é extraída uma substância chamada mucílago, que tem sido tradicionalmente utilizada na elaboração de diferentes técnicas de construção em terra, tais como adobe, taipa e bahareque.

A planta tem sido também utilizada na restauração de sítios arqueológicos construídos com terra como aditivo para argamassas para a sua intervenção, obtendose melhorias na consistência e durabilidade nos elementos em que é aplicada.

Recentemente foi implementado na produção de pintura à base de cal, como acabamento final em superfícies de terra ou implementado nos rebocos, em ambos os casos resultando em melhor proteção contra a chuva e a abrasão física.

O projeto consiste em contribuir no intercâmbio de conhecimentos sobre técnicas de construção em terra e especificamente sobre a utilização do mucilagem na preparação de rebocos e tintas à base de cal. Propõese a aplicação numa superfície existente deteriorada, e que seja possível intervir.

Se não for possível intervir numa superfície deste tipo, propõese a construção de um painel utilizando a técnica bahareque.

 

  • Residências

SET 2022

OFICINAS DO CONVENTO