SEEDS – Means for a Sustainable Art Practice

Financiado pelo programa EUROPA CRIATIVA, o projeto SEEDS é coordenado pela Associação Quinta das Relvas e conta com a colaboração de três parceiros internacionais de destaque: Oficinas do Convento, CHORUS e Associação RURAL-C.

 “SEEDS – Means for a Sustainable Art Practice”  é um projeto inovador que une dois campos cruciais de atuação – Arte e Sustentabilidade. O seu principal objetivo é apoiar jovens artistas emergentes, centrando-se na partilha de conhecimentos e na aquisição de competências para a criação de materiais artísticos, enquanto também visa aumentar a conscientização sobre os desafios ambientais e as alterações climáticas. Além disso, o projeto fomenta nos artistas a adoção de práticas mais “verdes” e promove a cidadania ativa por meio da aprendizagem participativa.

Os intervenientes estão empenhados em contribuir para a mudança urgente que tem que ocorrer, apresentando soluções locais, em pequena escala, dinamizadas por cidadãos ativos e Organizações Não Governamentais.

Como parte deste esforço colaborativo, a Oficinas do Convento, enquanto parceira do projeto SEEDS, receberá, durante o mês de Outubro, 12 participantes de Portugal, Grécia e Espanha, numa emocionante residência artística. Durante este período, serão promovidos diversos workshops e sessões de mentoria com formadores e facilitadores experientes, que partilharam técnicas para a prática da arte sustentável, utilizando materiais ecologicamente corretos que minimizam o desperdício.

A culminância do período de residências, em Montemor-o-Novo foi a Exposição – SOL DE POUCA DURA, aberta ao público, no dia 28 de outubro de 2023, onde foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos jovens participantes. 

Para saber mais sobre o projeto SEEDS e suas atividades, visite o site oficial em [https://projectseeds.eu/].

IMG_8951

  • Projetos

2023 – 2024

OFICINAS DO CONVENTO