TERRAS DE FERRO
OFICINAS DO CONVENTO

“Encontro em Terras de Ferro” foi um projeto desenvolvido ao longo do ano de 2022, promovido pela Oficinas do Convento, em parceria com a Marca ADL, que procurou dar visibilidade à freguesia de Santiago do Escoural e à pequena aldeia ferroviária de Casa Branca, proporcionando experiências de convívio, fruição e criatividade, pensadas e desenhadas em colaboração com os habitantes e agentes locais. 

As entidades parceiras desenvolveram duas iniciativas:

  1. um circuito de painéis interpretativos desenhado a partir de um processo de pesquisa documental, entrevistas à população e recolhas audiovisuais;
  2. um conjunto de Oficinas Criativas – SAÍDAS DE MESTRE – que tiveram por base os saberes e os ofícios locais, em parceria com entidades, artistas e artesãos.

Inaugurado a 24 de Setembro, no Largo da Estação Ferroviária de Casa Branca, aquele circuito de 24 painéis, o qual designamos por “Encontros em Terras de Ferro – o que há neste lugar?”, convidou a quem estava uma expedição pelas narrativas do lugar, particularidades e pontos de interesse da freguesia de Santiago do Escoural. 

Este circuito de 24 painéis esteve na aldeia Casa Branca, no Escoural, terminando na Feira da Luz, em Montemor-o-Novo.

As Oficinas Criativas – Saídas de Mestre – tiveram por base os saberes locais e parcerias com entidades, artistas e artesãos locais. As atividades criadas tinham como objetivo mostrar ao visitante/participante o concelho de Montemor o Novo e, em particular, a freguesia do Escoural através de uma experiência de prática artística ao mesmo  tempo que contactam com o  ambiente natural e cultural do Alentejo.

  1. CESTARIA para PÁSSAROS – OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE NINHOS E COMEDOUROS COM VIME
  2. PASSEIOS da CAL |OFICINA DE ESGRAFITO COM VISITA A FORNOS DE CAL
  3. OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BONECOS de MEIA
  4. OFICINA DE FABRICAÇÃO DE VELAS de CERA DE ABELHA
  5. PASSEIOS DO CARVÃO | VISITA A FORNOS DE CARVÃO COM OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO GRÁFICA
  6. OFICINA DE PLANTAS TINTUREIRAS
  7. OFICINA DE FABRICAÇÃO DE VASSOURAS E VASCULHOS
  8. HERBÁRIO DE PLANTAS SILVESTRES COMESTÍVEIS
  9. OFICINA DE FABRICAÇÃO DE VASOS de TERRA
  10. OFICINA DE PINTURA ALENTEJANA

As Oficinas Criativas – “Saídas de Mestre” – tiveram como objetivo mostrar ao visitante/participante o concelho e, em particular, a freguesia, através de uma experiência de prática artística e do contato com o  ambiente natural e cultural do Alentejo.

Para mais informações: 

Com a parceria da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e cofinanciamento do Município de Montemor-o-Novo e do Programa Alentejo 2020 / FEDER

  • Projetos

2022

OFICINAS DO CONVENTO