Residência Artística “Mapa Vegetal”

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Carolina Calheiros consagrou-se a vencedora do Concurso de Residências Artísticas Design de Produto 2023, e vai desenvolver o seu projecto “Mapa Vegetal” na Oficinas do Convento.

A fotossíntese é um processo fotoquímico que consiste na captura de energia luminosa pelos pigmentos fotossintéticos, presentes em plantas, e na sua transformação em energia química. Este processo, impercetível ao olhar, é responsável, direta ou indiretamente, por todas as formas de vida no mundo – transforma a luz do sol em toda a matéria viva.

No projeto ‘Mapa Vegetal’, a luz é inserida através da apropriação de diversos fatores biológicos ligados à fotossíntese, nomeadamente a capacidade das plantas em absorver e refletir os vários comprimentos de onda de luz – esta capacidade é mimetizada para o mundo artificial, usando o design como ferramenta, e a cerâmica como material mediador da experiência gerada.

 

Como?
A partir do resgate e adaptação de um método fotográfico histórico designado antotipia, a artista desenvolveu um processo de geração preservação de imagens sobre faiança. A cerâmica torna-se fotossensível, quando revestida por uma ‘emulsão fotográfica’ extraída de plantas, sendo que esta sensibilidade à luz provém de pigmentos fotossintéticos, presentes em folhas, flores ou vegetais. A cerâmica realiza depois o seu processo de ‘fotossíntese’, onde a capacidade alquímica do sol permite a tradução da energia de outra forma – criando imagens monocromáticas na superfície cerâmica através da impressão por contacto direto. O tempo de exposição das imagens depende da planta utilizada para produzir a emulsão e das condições meteorológicas existentes, podendo variar de minutos a semanas.

Esta forma de impressão produz imagens frágeis, difíceis de fixar, que estão em constante transformação – a luz que permite que elas sejam vistas irá também destruí-las ao longo do tempo. Esta constante absorção de luz por parte dos objetos cerâmicos possibilita a
abertura para outro processo exploratório:
durante o processo da fotossíntese, as plantas não absorvem a luz na sua totalidade, nem de forma igualitária – é possível mimetizar esta captura natural da luz usando filtros de iluminação coloridos, que bloqueiam ou transmitem apenas determinados comprimentos de onda de luz para as peças cerâmicas (transmissão seletiva). Cada cor de filtro influenciará a intensidade das cores das imagens, em diferentes percentagens, e, enquanto uns retardam o seu desvanecimento, outros irão acelerá-lo.