Espaços
Oficinas e Formações
Para além das formações pontuais, divulgadas ao longo do ano, que acontecem nas Oficinas da Cerâmica e da Terra, é possível realizar oficinas por marcação, como o Atelier Livre e oficinas para grupos, entre outros.
Sessão de experimentação
4ªs e 5ªs feiras, das 10h às 13h ou das 15h às 18h / Sujeito a marcação.
Esta modalidade foi criada a pensar nas pessoas que têm interesse em mexer no barro e em conhecer a dinâmica do Centro de Investigação Cerâmica.
A sessão de experimentação tem uma duração de 3 horas, das 10h às 13h ou das 15h às 18h. Cabe à pessoa interessada indicar-nos o dia e a hora em que quer reservar a sua mesa de trabalho. As marcações devem ser feitas através do mail ceramica@oficinasdoconvento.com; existe um limite de mesas disponíveis em cada sessão.
Esta modalidade não inclui formação mas estamos sempre disponíveis para esclarecer algumas questões e dar apoio técnico pontual. Pretende-se que os interessados criem as suas peças com autonomia.
O valor da sessão de experimentação inclui o uso dos equipamentos e ferramentas existentes no Centro de Investigação Cerâmica, engobes para pintar as peças e a cozedura. O barro não está incluído, mas nesta modalidade excepcionalmente vendemos barro ao kg, não sendo necessário comprar um saco inteiro de barro.
Cada participante só pode usufruir desta modalidade uma única vez e a mesma só se aplica a pessoas que nunca tenham aberto um bloco de Atelier Livre.
Atelier livre
4ªs e 5ªs feiras, das 10h às 13h ou das 15h às 18h / Sujeito a marcação.
No Atelier Livre pretende-se disponibilizar aos participantes materiais e condições para o desenvolvimento livre de projetos em cerâmica. Os participantes devem trabalhar nos seus projetos com autonomia, no entanto a equipa OCT dispõe-se a prestar alguma orientação ou apoio técnico pontual.
A inscrição no Atelier livre inclui 4 sessões. Cada sessão tem a duração de 3 horas: das 10h às 13h ou das 15h às 18h. Estas sessões não têm de ser consecutivas e cada participante pode agendar uma sessão de cada vez. Para marcar as suas sessões, o participante deverá enviar-nos um mail a indicar a data da sessão que pretende marcar e aguardar a confirmação da marcação. Existe um número limitado de mesas disponíveis em cada sessão.
O bloco de Atelier Livre inclui 4 sessões, engobes ou vidrados até um limite de 500 gramas de material seco e uma cozedura no forno elétrico de 85L. Existe também a opção do bloco de Atelier Livre com uma embalagem de barro incluída.
Nota: Após atingir o limite de cozeduras (uma fornada de 85L) as cozeduras serão cobradas à parte.
Atelier de formação
4ªs e 5ªs feiras, meio dia (das 10h às 13h ou das 15h às 18h) ou dia inteiro / Sujeito a marcação.
Com o atelier de formação vamos ao encontro de interesses específicos na área da cerâmica. Nesta modalidade os participantes podem escolher uma técnica de conformação ou decoração que gostariam de aprender e agendar uma sessão de formação para a técnica escolhida. Pretende-se que em cada sessão, após a formação, os participantes pratiquem o que aprenderam e aproveitem o resto do tempo para desenvolver o seu trabalho.
Estas sessões de formação podem ter a duração de meio dia ou de um dia inteiro, dependendo da técnica escolhida. As sessões que têm a duração de meio dia têm 1 hora de formação incluída; as sessões de dia inteiro incluem 2 horas de formação. Cada sessão de formação pode ter 1, 2 ou 3 participantes. Em todos os casos, o valor de cada sessão inclui uma embalagem de barro, o uso de engobes ou vidrados e a cozedura das peças.
Sessões de formação com a duração de meio dia
- Introdução ao barro e as suas propriedades; Modelação livre
- Técnica do rolo e pintura com engobes
- Enchimento de moldes de gesso com pasta ou barbotina
- Construção de apitos de barro
- Os engobes e suas técnicas de aplicação: Reservas, esgrafitado, rendilhado e manchado
- As tintas e o seu uso sobre chacota: Majólica, carimbos, lavagens e minas cerâmicas (*)
- Os vidrados; como os preparar e aplicar () () Para realizar esta formação o participante terá de trazer peças já chacotadas.
Sessões de formação com a duração de um dia inteiro
- Roda de oleiro
- Técnica da lastra: azulejos e colagens
- Construção de um molde de gesso simples
As marcações devem ser feitas através do mail ceramica@oficinasdoconvento.com
Oficina para grupos
Oficinas dirigidas e adaptadas a diferentes participantes, grupos e faixas etárias e organizadas consoante as suas necessidades e interesses.
Cada oficina pode incluir uma visita guiada ao Telheiro da Encosta do Castelo mais extensa, com explicações mais detalhadas sobre o funcionamento dos fornos a lenha, etc., ou por outro lado pode-se optar por não realizar esta visita guiada e aprofundar melhor outras questões sobre a cerâmica, suas propriedades, técnicas de conformação ou decoração, etc..
Na visita ao Telheiro são explicados os processos artesanais que aqui acontecem, como a produção de pastas cerâmicas e materiais de construção. O que é o barro, como o encontramos no seu estado natural, como se transforma em cerâmica e muito mais, são outros pontos que fazem parte desta visita.
Após a visita guiada a oficina é dirigida conforme o interesse dos participantes. Modelação de vasos ou taças com a técnica do rolo, modelação e pintura de azulejos ou construção de apitos de barro são algumas sugestões, mas muitas outras técnicas podem ser ensinadas.
A visita guiada e a formação têm a duração de uma hora; após esse período de tempo os participantes ficam a trabalhar, com apoio pontual do formador.
Esta modalidade tem um limite máximo de 20 participantes e inclui uma embalagem de barro, engobes e a cozedura das peças. A oficina pode ter a duração de meio dia ou de um dia inteiro.
Para esclarecimentos adicionais ou marcações contacte-nos: ceramica@oficinasdoconvento.com