Espaços
Oficinas da Cerâmica e da Terra
As Oficinas da Cerâmica e da Terra – departamento de Cerâmica e Construção da Oficinas do Convento, Associação Cultural de Arte e Comunicação – desenvolvem a sua atividade em três espaços distintos e complementares: o Centro de Investigação Cerâmica, o Telheiro da Encosta do Castelo, onde também está o o Laboratório da Terra.
Centro de Investigação Cerâmica
O Centro de Investigação Cerâmica, disponibiliza a sua estrutura, recursos e equipamentos para a realização de Residências Artísticas nos campos da Escultura, Cerâmica e Design. O espaço acolhe também processos de formação artística e oficinas experimentais, assim como exposições de trabalhos ali desenvolvidos e momentos de reflexão.
Telheiro da Encosta do Castelo
O Telheiro da Encosta do Castelo iniciou a sua atividade com a produção artesanal de materiais de construção tradicionais, como o tijolo burro e a tijoleira. Utilizando formas de madeira, a produção é feita na eira, a céu aberto, durante o período de Março a Outubro, época que permite a secagem ao sol e a cozida em fornos de “tiro directo” a lenha. Este processo, absolutamente artesanal, permite responder a encomendas específicas, ao nível do tamanho e da forma.
Quando o ocupámos apenas encontrámos um vestígio do que tinha sido, com um silvado que ocultava o forno de duas bocas onde se coziam tijolos.
VASCO DIAS DA SILVA & VIRGÍNIA FRÓIS – FUNDADORES DA ASSOCIAÇÃO
Laboratório da Terra
O Laboratório da Terra dedica-se à investigação contínua das técnicas de construção tradicional procurando preservar a cultura construtiva local, e também à formação no campo da arquitectura em terra crua. Desenvolvem-se com base nesse trabalho novas aplicações para essas técnicas procurando uma adequação às novas exigências da arquitectura contemporânea.