Anualmente a Oficinas do Convento promove o Programa de Bolsas para Criação Artística, destinado a residências artísticas individuais e coletivas, em diferentes áreas. O programa incentiva a investigação e a produção artística nas mais variadas áreas — escultura, cerâmica, pintura, desenho, fotografia, instalação, vídeo, arquitetura, design – valorizando a utilização do tijolo enquanto matéria.
Nos últimos anos as bolsas destinadas ao TIJOLO – Escultura e Arquitetura assumiu diferentes formatos:
2023
O Programa abriu convocatórias para: Desenvolvimento de Projeto em Design de Produto e outra dedicada à Criação Artística em Escultura/Arquitetura.
A Bolsa de Criação em Design de Produto teve como objetivo a criação e desenvolvimento de objetos funcionais a partir dos materiais e recursos disponíveis nos vários espaços OC e na região alentejana. Foi um espaço de experimentação e implementação de metodologias de projeto com aplicação prática, onde existiu cruzamento de processos – desenho e fabricação digital de protótipos, cerâmica, carpintaria, artes gráficas ou outras.
Fotografias do projeto “Mapa Vegetal”, de Carolina Calheiros
No mesmo ano, na área da Escultura/Arquitetura com foco no Tijolo, a call consistiu numa proposta de criação ligada ao trabalho com o tijolo, aproveitando a produção e os saberes do Telheiro da Encosta do Castelo.
Fotografias do projeto “Kilim from the kiln”, de Katarina Zivkovic
2024
Foram selecionados dois projetos para as bolsas de criação artística em Escultura/Arquitetura, devido à falta de propostas na call de Design de Produto.
2025
O Programa volta a apoiar bolsas de criação apenas na área da Arquitetura e Escultura, selecionando duas propostas para residência em Montemor-o-Novo.
2026
- TENACIDADE














